PORTUGUESES PRODUZIRAM MAIS RESÍDUOS, MAS RECICLARAM MENOS EM 2017

PORTUGUESES PRODUZIRAM MAIS RESÍDUOS, MAS RECICLARAM MENOS EM 2017

Relatório do Estado do Ambiente salienta urgência na transição para a economia circular e na mudança de hábitos de reciclagem.

 

Em 2017, foram produzidas 4,75 milhões de toneladas de resíduos urbanos em Portugal, mas apenas 38% dos resíduos foram preparados para reutilização e reciclagem. É esta uma das principais conclusões do mais recente Relatório do Estado do Ambiente, divulgado pela Agência Portuguesa do Ambiente no passado dia 5 de junho, quando se assinalou o Dia Mundial do Ambiente.

Contas feitas, cada português produziu em média 1,32 kg de lixo por dia, o que se traduz num aumento de 2,3% relativamente aos números de 2016. No entanto, este aumento não se refletiu na separação para reciclagem, que se manteve inalterada comparativamente aos números de 2016.

Estes números lançam um importante alerta: é urgente mudar de hábitos! “A produção de resíduos está inerentemente associada à atividade humana, pelo que uma adequada gestão dos seus fluxos é estratégica para a implementação de um novo paradigma de crescimento capaz de respeitar os limites do planeta”, salienta a Agência Portuguesa do Ambiente.

Reciclar é uma das palavras de ordem, mas não a única. O caminho terá também de passar pela substituição de uma economia linear por uma economia circular, que assente na eficiência e na otimização do ciclo de vida dos produtos – conceito no qual a PneuGreen baseia toda a sua atividade.

Já em 2017 o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, tinha afirmado que a transição para a economia circular é incontornável, sob pena de sermos sempre ineficientes na gestão de recursos e de não conseguirmos reagir a sinais de mudança, das crises económicas às alterações climáticas. No documento de 2018 o governante volta a colocar a tónica na economia circular, que considera um dos pilares fundamentais para a “criação de bem-estar, emprego e riqueza”, a par com a descarbonização da sociedade e a valorização do território e do habitat.

Os recursos naturais são cada vez mais escassos e os padrões de consumo atuais são completamente insustentáveis. É preciso que cada um de nós, em casa ou no trabalho, faça o que está ao nosso alcance: reduzir a produção de resíduos, fazer a devida separação para reciclagem, optar por produtos económicos e sustentáveis.

Faça da nossa a sua missão!

Certificação

Desenvolvido por Creative Minds
Scroll to Top